Carga Tributária e como isso impacta sua empresa

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:maio 16, 2024

Uma das diversas preocupações do empresário no Brasil sempre foi a quantidade de tributos que a empresa deve arcar durante suas atividades. Não só a quantidade, mas também os valores efetivamente pagos, compõem a carga tributária suportada pela empresa.

Neste cenário, é importante compreender a legislação e implementar um planejamento eficaz, pois não são raros os casos em que se paga mais tributos que o necessário e, no brasil, que se tem uma alta carga tributária, tributos desnecessários oneram ainda mais qualquer empresa.

Dentre os tributos devidos por empresas no Brasil, temos, a depender da atividade exercida pela empresa:

  • Tributos Federais: Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Importação (II), PIS, COFINS, IPI, contribuição ao INSS e IOF.
  • Tributos Estaduais: ICMS e IPVA.
  • Tributos Municipais: IPTU, ISS e ITBI.

Com tantos tributos para lidar, a empresa deve contar com uma gestão tributária eficiente, para identificar oportunidades e minimizar a carga tributária de maneira legal, bem como evitar penalidades.

Incentivos fiscais também podem trazer diversas oportunidades ao seu negócio, reduzindo ou mesmo eliminando alíquotas, gerando impacto positivo direto no caixa da empresa.

Tendo isso em vista, recomenda-se, sempre, a consulta a advogados especializados, bem como contar com a parceria de uma contabilidade de confiança para estruturar dispor de melhor gestão e planejamento tributário.

Bruno Burkart (OAB/SP 411.617)
Sócio do escritório Freire & Burkart Advogados
Assessoria Tributária do Grupo Paulicon
E-mail: contato@mfbadvogados.com.br
Telefone: (11) 4173-5366